SISTEMA SOLAR OFF GRID
(Isolado ou Autonômo)
Os sistemas OFF GRID ( do inglês: fora da rede) ou isolados ou autônomos são sistemas fotovoltaicos caracterizados por não se conectarem a rede pública de energia.
Esses sistemas geram energia suficiente para manter o local onde estão instalados em funcionamento.
Como estes sistemas são isolados da rede elétrica, a geração de energia vem diretamente do sol através das placas fotovoltaicas, assim, é necessário que a energia gerada seja armazenada para posterior uso a noite ou quando não houver incidência de insolação (quantidade de radiação que provém do sol) sobre as placas fotovoltaicas. Isto acontece em dias nublados ou chuvosos.
O sistema OFF GRID é composto dos seguintes componentes:
1- Painéis solar fotovoltaico: são responsáveis por gerar a energia elétrica que irá alimentar as baterias
2- Controladores de carga: equipamento eletrônico que tem a função de gerenciar a carga gerada pelos painéis solares evitando cargas, descargas e sobre cargas que possam prejudicar as baterias ou até mesmo o próprio sistema.
3 – Inversor solar: este componente tem a função de transformar a corrente contínua (DC) gerada pelos painéis fotovoltaicos e pelas baterias do sistema em corrente alternada (AC) para serem utilizados pelos equipamentos.
4 – Banco de baterias: as baterias são acumuladores de carga que armazenam a energia elétrica que serão utilizada pelo sistema a qualquer momento em que não houver energia gerada diretamente das placas fotovoltaicas.
Estes sistemas podem ser para pequenos usos ou para sistemas de médio ou grande porte.
Exemplo de algumas aplicações do sistema OFF GRID de pequeno e médio porte variam de 1,5 kWp e 20 kWp:
Exemplo de algumas aplicações do sistema OFF GRID de grande porte (sistema que utilizam de 1 MWp a 20 MWp):
Algumas vantagens do sistema OFF GRID: