AQUECEDOR SOLAR

 

Como funciona o sistema de aquecimento solar

Basicamente, um sistema de aquecimento solar é composto por placas de captação de energia chamados de coletores solares e por um reservatório, para armazenamento

de água quente, conhecido como boiler. Esses Boilers são cilindros que podem ser confeccionados de material de cobre, aço inox ou mesmo de polipropileno e são isolados termicamente para manter a água conservada aquecida para um consumo posterior. A caixa de água fria existente alimenta o Boiler do sistema de aquecimento solar, mantendo-o sempre cheio.

Nestes sistemas, a água circula naturalmente entre os coletores solares e o reservatório térmico (Boiler). A água contida nos coletores fica mais quente devido a ação do sol e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Nesse processo a água fria empurra, mais densa, faz pressão na água quente, que segue seu curso, gerando uma circulação da água.

Dependendo da aplicação do sistema esta circulação da água também pode ser feita sob pressão de motobombas através de uma circulação forçada. Sistemas que são muito utilizados em piscinas e operações com grandes volumes.

 

Como funciona o Coletor Solar

O coletor solar é um equipamento com tampa de vidro composto com aletas de cobre ou alumínio, pintadas com uma tinta especial e escura, que tem a função de absorver o máximo de radiação solar. Quando os raios do sol atravessam o vidro do coletor, as aletas esquentam e o calor é transferido das aletas para os tubos, chamados de serpentinas, normalmente de cobre, por onde passa a água que está fica aquecida e segue direto para o reservatório (Boiler) do aquecedor solar.

 

O que é o Reservatório Térmico (Boiler)

O reservatório térmico ou Boiler é como uma caixa d’água feita de material especial que mantém a água quente armazenada. Alguns reservatório térmicos podem ser fornecidos também com um sistema de aquecimento auxiliar elétrico ou podem ter sistemas auxiliares a gás.

Os modelos mais comuns do mercado são reservatórios térmicos que variam de 100 a 20 mil litros. O volume de água que ele é capaz de armazenar, é calculado levando em consideração alguns quesitos de uso da água. Para esse dimensionamento é importante saber o número de pessoas que utilizarão o sistema diariamente, a quantidade e duração dos banhos diários por pessoa, quantos pontos de uso de água quente serão usados, dimensão da piscina onde o sistema será utilizado, e outras informações que sirvam de subsídios para um dimensionamento correto do equipamento visando sempre a máxima eficiência do sistema.

 

A importância de um Sistema Auxiliar de Aquecimento

Para garantir que não haja falta de água quente, todo sistema de aquecedor solar deve possuir um sistema auxiliar de aquecimento.

Este sistema garante que durante um longo período de tempo nublado ou chuvoso por vários dias, ou quando o local onde esteja instalado tenha um consumo maior do que foi dimensionamento inicialmente, o sistema auxiliar é acionado. Este sistema pode ser a gás ou elétrico. Opcionalmente, pode-se utilizar o chuveiro elétrico convencional sem maiores problemas.

Aquecedor solar convencional.png
Foto3.png
Solar-Water-Heating-System.png
conventional-solar-hot-water.png

CAPACIDADE

  • 200 litros
  • 300 litros
  • 400 litros
  • 500 litros
  • 600 litros
  • 800 litros
  • 1000 litros
  • Acima de 1000 litros sob consulta

 

APLICAÇÃO 

 

  • Residências
  • Piscinas
  • Hotéis
  • Vestiários
  • Hospitais
  • Clubes
  • Indústrias
  • Qualquer aplicação que necessite de água aquecida a alta temperatura

Vantagens do Aquecedor Solar

 

  1. Quanto a sustentabilidade

Esse sistema é gerada através de uma energia limpa, renovável e não poluente.

 

  1. Economia

Um chuveiro comum gasta em torno de 4.500 W de potência multiplicado pelo tempo do banho. Com o aquecedor solar essa conta simplesmente não existe. A economia na conta de luz para quem tem um sistema de aquecedor solar pode chegar a 80% na conta de luz.

 

  1. Rentabilidade

O retorno de investimento é muito rápido podendo chegar a 12 meses

 

  1. Ininterrupção

A energia solar é constante e intensa. Mesmo com falta de energia elétrica numa determinada região, quem possui um aquecedor solar não deixa de tomar seu banho quente.

 

  1. Valorização imobiliária

Há uma maior valorização dos imóveis que possuem um sistema de aquecedor solar que pode, em alguns casos, chegar a marca de cerca de 10% do valor venal do imóvel.

 

  1. Desvantagens do aquecedor solar

Uma das desvantagens do sistema de aquecedor encontra-se nos dias nublados ou chuvosos onde há pouca insolação e o desempenho do sistema cai; porém, o sistema de apoio elétrico pode suprir essa demanda.

FAÇA SEU ORÇAMENTO